“DIA DA ÁRVORE”, COMEMORAMOS PRODUZINDO E PRESERVANDO

Dia 21 de setembro, incio da primavera… Aqui ninguém é ativista, muito menos ambientalista de “carteirinha” … Somos produtores rurais, que ao tempo que produzimos, produzimos e preservamos… O centenário Jequitibá, e a imponente peroba rosa, em meio a uma pequena floresta localizada em Itambé – Pr, Br.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/Antigos/D55795.htm

JEQUITIBÁ …O dia mundial da árvore, ou melhor, a FESTA ANUAL DAS ÁRVORES, instituído pelo decreto presidencial 55795/1965, em substituição ao chamado “Dia da Árvore” atualmente comemorado no dia 21 de setembro. A Festa Anual das Árvores tem por objetivo difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos.

jequitiba e peroba rosa

Dentro do nosso quadrado de terra, a conservação da mata ciliar e da pequena área de floresta é uma preocupação de toda família, com todo cuidado, são preservadas as centenárias árvores que ali restaram, deixadas de serem derrubadas pelos antigos donos do imóvel, pioneiros da década de 50… Hoje cabe a nós preservar o que restou…

Abaixo Imagens da PEROBA ROSA…

PEROBA ROSA


PEROBA

Todo cuidado com na preservação da natureza, se da principalmente em meio a lavoura, onde além de manter o sistema de terraceamento sempre adequado com a realização de uma constante recuperação, a melhoria da estrutura do solo é outra pratica que se da através da correção da acidez e aumento dos níveis de matéria orgânica… A pratica do plantio e de todos os tratos culturais até a colheita, desde os anos 80 nunca deixaram de serem feitos em nível, seguindo o sistema de terraceamento, com o objetivo de reter a água das chuvas, conservar o solo e aumentar a fertilidade…

RESULTADOS 2012 016

 

RESULTADOS 2012 025

 

SAFRINHA MILHO 2011 001

 

PANTIO SAFRINHA DE MILHO 2014 005

ESTE SEMPRE FOI O NOSSO COMPROMISSO COM A PRESERVAÇÃO E A PRODUÇÃO… PARA PODERMOS FESTEJAR ANUALMENTE À SOBRA DAS ÁRVORES SABOREANDO O QUE A ÁGUA DOS RIOS NOS OFERECE DE MELHOR

colheita 2011 014

COM O RESULTADO DE UMA PRODUÇÃO CADA VEZ MAIOR

COLHEITA 017

Por Valdir Edemar Fries

Sobre valdirfries

Téc. Agropecuário - 1980. Extensionista Rural da ACARPA/EMATER-Pr entre os anos 1981 a 1987, com serviços prestados nas regiões de UNIÃO DA VITÓRIA, CURITIBA, PATO BRANCO. Na região de MARINGÁ trabalhou mais especificamente na RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE SOLO E ÁGUA - responsável téc. a nível de campo na implantação da adequação das estradas rurais nos municípios de FLORESTA E ITAMBÉ - Pr, concluindo os trabalhos do sistema de microbacias integradas em 100 % da área territorial dos dois municípios). PLANEJAMENTO E ASSESSORIA AGROPECUÁRIA - 1987 a 1996 em áreas do Estado do Paraná e do MATO GROSSO (Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso). Secretário de agricultura e meio ambiente de Itambé - Paraná de 88 a 1996. Vereador em Itambé - 97 a 2000. PLANEJAMENTO E ASSESSORIA PÚBLICA a partir de 1996, Com especialização na elaboração de planos de trabalho dos programas de governo; SICONV; De 1997 a 2010 realizou o acompanhamento e tramitação de processos de convênio de Municípios Paranaense junto aos Ministérios de Estado em Brasilia. Produtor Rural - Itambé Pr, a partir de 2008 tem se dedicado principalmente nas atividades da produção agrícola e na edição de artigos relacionados ao AGRONEGÓCIO BRASILEIRO.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.