CIÊNCIAS DO SOLO

Se tratando de desenvolvimento da agropecuária do País, são inúmeras as áreas experimentais instaladas em todo o Brasil, sejam elas em campos de pesquisa da EMBRAPA, das Cooperativas, das universidades, das multinacionais detentoras de tecnologias e ou suas parceiras comerciais, em sua grande maioria, as unidades de observação e demonstração tem como objetivo principal a divulgação de lançamento de materiais genéticos e agroquímicos.

Em Itambé, a área de estudos, unidade de observação e demonstração, tem por objetivo principal estudar e difundir práticas e técnicas de manejo do solo, com enfase principal dos seus estudos direcionado à cobertura vegetal de solo e a descompactação/aeração do solo, feito através do cultivo de plantas, especies de cultivares que proporcionem através da massa folhar e com suas raízes, todo processo de melhoria na estrutura orgânica e física para o equilíbrio e disponibilidade química necessária para o bom desenvolvimento das culturas.

Todo trabalho é desenvolvido por um grupo de estudantes universitários, que tem dedicado tempo na pesquisa de todo processo, desde o plantio até o pós colheita, ano após ano, na busca de maior conhecimento para melhor entender as CIÊNCIAS DO SOLO.

SAM_5060

A difusão de todos os resultados das pesquisas realizadas na área experimental instalada na Fazenda Boa Esperança em Itambé, Estado do Paraná, é feito através do dia de campo promovido pelo PORTAL CIÊNCIAS DO SOLO, que tem em sua pagina online, divulgado todos os registros de projetos realizados a nível de campo, sem qualquer fim lucrativo.

Toda equipe, coordenador, conselheiros e colaboradores, juntamente com renomados profissionais das Universidades, Instituições de Pesquisa e Extensão Rural, estarão juntos realizando o 6º DIA DE CAMPO, neste dia 20 de novembro de 2015 em Itambé – Estado do Paraná.

Participe:

CONVITE

 

Devido a ocorrência de frequentes chuvas dos últimos dias e com a previsão meteorológicas que indicam chuvas para o dia 20, a equipe organizadora decidiu por realizar o EVENTO PROGRAMADO, com palestras e a apresentação dos resultados da pesquisa em um novo local, cito a Rua Vereador Antonio Balasques Garcia, nº 85. CLUBE RECREATIVO DE ITAMBÉ.

Maiores informações técnicas e toda programação você pode conferir na pagina do PORTAL CIÊNCIAS DO SOLO – http://www.cienciadosolo.com.br/diadecampo/2015.

Gostaríamos de  DESTACAR  que devido a alteração do local, foi adicionada na programação do evento a PALESTRA com o Dr. Rafael Moreira Soares, fitopatologista da EMBRAPA SOJA, que ira falar sobre a MORTE DE PLANTAS DE SOJA que vem ocorrendo em especial nesta SAFRA ATUAL.

Por Valdir Edemar Fries – Produtor rural em Itambé – Pr.

Sobre valdirfries

Téc. Agropecuário - 1980. Extensionista Rural da ACARPA/EMATER-Pr entre os anos 1981 a 1987, com serviços prestados nas regiões de UNIÃO DA VITÓRIA, CURITIBA, PATO BRANCO. Na região de MARINGÁ trabalhou mais especificamente na RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE SOLO E ÁGUA - responsável téc. a nível de campo na implantação da adequação das estradas rurais nos municípios de FLORESTA E ITAMBÉ - Pr, concluindo os trabalhos do sistema de microbacias integradas em 100 % da área territorial dos dois municípios). PLANEJAMENTO E ASSESSORIA AGROPECUÁRIA - 1987 a 1996 em áreas do Estado do Paraná e do MATO GROSSO (Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso). Secretário de agricultura e meio ambiente de Itambé - Paraná de 88 a 1996. Vereador em Itambé - 97 a 2000. PLANEJAMENTO E ASSESSORIA PÚBLICA a partir de 1996, Com especialização na elaboração de planos de trabalho dos programas de governo; SICONV; De 1997 a 2010 realizou o acompanhamento e tramitação de processos de convênio de Municípios Paranaense junto aos Ministérios de Estado em Brasilia. Produtor Rural - Itambé Pr, a partir de 2008 tem se dedicado principalmente nas atividades da produção agrícola e na edição de artigos relacionados ao AGRONEGÓCIO BRASILEIRO.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.