ITAMBÉ, PARANÁ – ATERRO INDUSTRIAL E SANITÁRIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS REGIONAL – O VERDADEIRO LIXO.

Se falando em lixo, diante dos fatos, podemos afirmar que em meio aos entulhos e dejetos, o maior lixo que degenera e contamina a comunidade de ITAMBÉ – PR, é a incompetência e a falta de caráter dos nossos Governantes.

Amparados pelo emaranhado de Leis e normativas, o Poder executivo se submete à picaretagem, ao ponto de vedar os próprios olhos frente ao clamor da sociedade.

Toda sociedade poderia ter esquecido de “PROMESSAS” se estas tivessem sido simplesmente proferidas em palavras, mas ao que vimos foram redigidas, assinadas e documentadas em cartório, como pode se comprovar:

Bem… Se as palavras tivessem sido simplesmente proferidas em campanha eleitoral, suas palavras talvez não teriam credibilidade junto aos eleitores como tiveram através de tal documento registrado… Documento este, que deveria se confirmar ao longo de seu mandato quanto a sua credibilidade …

E a “CREDIBILIDADE” hoje.

Bem… Credibilidade hoje, é o que o Digníssimo Prefeito Municipal VITOR FEDRIGO menos tem junto a comunidade, até porque, quem não honra sua própria assinatura não é digno de confiança das próprias palavras.

(Devemos lembrar, e volto a registrar que, a nível mundial, a MÁFIA DO LIXO já pode ser considerada MAIOR que a MÁFIA DA COCAÍNA. “A máfia do lixo, amparada em Leis corrompe em silencio, se instala sob pressão, contamina o ambiente e degenera a sociedade, mesmo assim prosseguem amparados em leis, se mantendo sob os protestos, persistindo em meio as ações judiciais”).

Ao conceder o ALVARÁ DE LICENÇA para instalação do Aterro industrial e sanitário de resíduos sólidos regional em ITAMBÉ, o Prefeito Municipal quebrou sua própria promessa, e frente a sua atitude, a comunidade de ITAMBÉ – ESTADO DO PARANÁ, mais uma vez se sente obrigada a se mobilizar e ir as ruas para protestar em alerta aos riscos que um empreendimento desta natureza provoca ao meio ambiente e a saúde pública.

Toda mobilização que vem se realizando é para impedir os efeitos da decisão, neste sentido a sociedade elaborou e protocolou junto a Câmara de Vereadores um PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR, com o objetivo de impedir a instalação do ATERRO INDUSTRIAL E SANITÁRIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS REGIONAL em território Municipal, proibindo a vinda/importação de resíduos gerados em outros municípios para serem enterrados em Itambé – SEGUE:

Embora sabemos que vereadores desta legislatura (ainda na gestão anterior), tenham revogado a Lei Municipal que proibia importar e enterrar resíduos gerados em outros municípios/regiões, a comunidade, mais uma vez busca junto ao Legislativo a solução para tornar sem efeito a ignorância do Poder Executivo Municipal.

A comunidade de ITAMBÉ, sabe que esta história não se iniciou hoje, esta história simplesmente se repete, mas é através da união de todos que até então, MESMO COM TODAS NEGOCIATAS ENTRE EMPRESA E POLÍTICOS DE ITAMBÉ, PREVALECE A VONTADE DA SOCIEDADE…NADA FOI INSTALADO ATÉ AGORA.

Tudo iniciou em 2010 na gestão do Prefeito ANTONIO CARLOS ZAMPAR conforme você pode relembrar nas edições aqui publicadas:

A LONGA HISTÓRIA DO ATERRO REGIONAL DE RESIDUOS SANITÁRIO E INDUSTRIAL EM ITAMBÉ – PR ou “O LIXO QUE NÃO É LIXO SE RECICLA, …Se recicla a CONDUTA …OS PROJETOS, E ATÉ A MORAL DE MUITOS ALCAIDES EQUIVOCADOS – https://valdirfries.wordpress.com/2013/08/10/a-longa-historia-do-aterro-regional-de-residuos-sanitario-e-industrial-em-itambe-pr-ou-o-lixo-que-nao-e-lixo-se-recicla-a-se-recicla-a-conduta-os-projetos-e-ate-a-moral-de-muitos-alcaides-equivocados/

 

INFELIZMENTE AS NEGOCIATAS SOBRE O EMPREENDIMENTO CONTINUA FIRME, E AO LONGO DA HISTÓRIA, VIMOS CADA VEZ MAIS POLÍTICOS DE ITAMBÉ SE COMPROMETENDO E CONTRARIANDO OS INTERESSES DA SOCIEDADE ITAMBEENSE, MAS ENTRE A SOCIEDADE AINDA A ESPERANÇA EM REVERTER A SITUAÇÃO E IMPEDIR A INSTALAÇÃO DO EMPREENDIMENTO HORA EM QUESTÃO.

Por Valdir Fries – Produtor rural em Itambé – Pr.

Anúncios

Sobre valdirfries

Téc. Agropecuário - 1980. Extensionista Rural da ACARPA/EMATER-Pr entre os anos 1981 a 1987, com serviços prestados nas regiões de UNIÃO DA VITÓRIA, CURITIBA, PATO BRANCO. Na região de MARINGÁ trabalhou mais especificamente na RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE SOLO E ÁGUA - responsável téc. a nível de campo na implantação da adequação das estradas rurais nos municípios de FLORESTA E ITAMBÉ - Pr, concluindo os trabalhos do sistema de microbacias integradas em 100 % da área territorial dos dois municípios). PLANEJAMENTO E ASSESSORIA AGROPECUÁRIA - 1987 a 1996 em áreas do Estado do Paraná e do MATO GROSSO (Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso). Secretário de agricultura e meio ambiente de Itambé - Paraná de 88 a 1996. PLANEJAMENTO E ASSESSORIA PÚBLICA a partir de 1996, Com especialização na elaboração de planos de trabalho dos programas de governo; SICONV; De 1997 a 2010 realizou o acompanhamento e tramitação de processos de convênio de Municípios Paranaense junto aos Ministérios de Estado em Brasilia. Produtor Rural - Itambé Pr, a partir de 2008 tem se dedicado principalmente nas atividades da produção agrícola e na edição de artigos relacionados ao AGRONEGÓCIO BRASILEIRO.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.